Nacional
Chegada de nova frente fria pode ocasionar registro de neve no Sul do Brasil
Compartilhe:
Mesmo com as temperaturas altas registradas nos últimos dias, e fora de época, na região Sul do Brasil, o frio pode voltar antes do começo da nova estação, é que uma frente fria pode trazer uma nova possibilidade de neve no dia 7 de setembro.
De acordo com o Climatempo, modelos numéricos de previsão do tempo indicam que duas massas de ar frio podem entrar no Brasil, com intensidade moderada.
A primeira chega ao Rio Grande do Sul no dia 1º de setembro. Algumas simulações computacionais indicam que a onda de frio vem forte, com uma massa de ar polar intensa que alcançaria até 1042 hPa na região da Bacia do Prata, entre o Argentina e o Uruguai.
Outras simulações, no entanto, apontam que esta massa polar seria apenas moderada. Na maioria das rodadas há a indicação de um ciclone extratropical intenso na costa do Rio Grande do Sul.
A segunda frente fria é mais forte, e indica a possibilidade de frio intenso no feriado da Independência, 7 de Setembro, que vai ser prolongado. Pela configuração observada no dia 25 de agosto, há indicação de um padrão típico de neve.
Neve
A temperatura despencou em várias regiões do País no fim da semana entre os dias 20 a 23 de agosto. Na Região Sul do Brasil, várias cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul registraram temperaturas abaixo de zero; além de neve, geada e chuva de granizo.
Neve não deve chegar em SC
Conforme o meteorologista Piter Scheuer, ainda não há previsão de neve para Santa Catarina. No entanto, a chegada de uma frente fria no início de setembro vai provocar queda de temperaturas e registrar mínimas próximas dos 7°C.
FONTE: Ndmais